domingo, 21 de fevereiro de 2010

Torta de banana

Peguei a receita da massa em um blog que eu sou super fã, o mangia che te fabene!
Visitem, está sempre recheado de receitas que valem a pena. E a dono é uma fofa, adoro ler as coisas dela!


Receita básica - massa de torta:

Massa – 1 ½ xíc. de gordura vegetal (na receita original usa-se Crisco e a autora do blog afirma de pés juntos que não funciona com manteiga…eu segui a risca o que ela disse, não sou boba nem nada…), 3 xíc. trigo, 1 colher (chá) sal, 5 colheres (sopa) de água fria, 1 colher (sopa) de vinagre branco e 1 ovo.
Nada de pânico, os ingredientes são básicos e tudo dará certo no final! Só não se assuste com o passo a passo…parece um livro mas é para explicar tudo nos mínimos detalhes….
Coloque as 3 xíc. trigo numa tigela e junte a gordura vegetal. Use um Pastry Blender ou então duas facas e vá agregando (sem as mãos!!!!) a gordura vegetal à farinha, demora um pouco mas vale a pena, pense no resultado final que a energia vem! A mistura ficará parecendo meio esfarelenta, sem pedaços grandes da gordura, ok?

Bata o ovo em um prato e jogue na mistura de trigo/gordura vegetal e mexa com um garfo. Coloque 5 colheres (sopa) de água fria e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Junte 1 colher (chá) de sal e suavemente misture os ingredientes. Divida a massa em três bolas e coloque cada uma num Ziploc (ou algo do gênero) para congelar.

Com o rolo de macarrão amasse cada bola (facilitará seu trabalho no futuro, acredite!) e feche os sacos. Leve-os ao freezer até que deseje usar a massa. O melhor é aproximadamente 20 minutos se for assar logo a torta, para abrir a massa é mais fácil se estiver bem gelada. Os outros discos poderão ser descongelados e utilizados quando desejar… facilita bem o trabalho no futuro.


Retirada do blog: http://mangiachetefabene.wordpress.com/2009/03/30/pecan-pie-%E2%80%93-torta-de-noz-pecan-perfeita/

O recheio foi criação minha! : ]

Recheio Torta de banana:

4 bananas bem maduras picadas em rodelas.

Fiz um creme com leite, maisena, 1 gema, açúcar e baunilha. É so por no fogo e mexer ate virar um creme.

Espere esfriar.

Bata a clara em neve. Misture no creme.

Faça um caramelo bem dourado, e coloque algumas colheradas de água fervendo, mexa bem.

Montando a torta:

Coloque uma parte do creme no fundo da torta. Por cima coloque as bananas, polvilhe açúcar e canela nas bananas. Coloque o restante do creme, e por cima o caramelo. E por cima de tudo, muita canela!

Yum yum...


Nenhum comentário:

Postar um comentário