segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Filé de frango com aceto balsâmico e alecrim






Confesso que essa receita é meu xodózinho... E é 100% minha! Não é difícil de fazer e causa delírios gastronômicos quando bem preparada!

A idéia é um pouco inusitada, colocar vinagre balsâmico e açúcar no frango.... Mas pelo menos uma vez na vida você precisa provar esse frango!

Eu uso um açúcar bem fininho com alecrim batido, que trouxe de Mendoza- arg. Mas vc consegue um efeito muito próximo picando bem um punhado de alecrim e colocando em um potinho com açúcar, deixe durante uns 3 dias pelo menos. Ate que o açúcar fique aromatizado.
É perfeitamente possível fazer com açúcar comum e caprichar no alecrim na marinada, mas o sabor fica menos delicado. Mas igualmente gostoso!

Eu não sei as medidas exatas dessa receita, sempre fiz "de olho", mas vou tentar chegar em uma média... Quando for fazer a receita fique atento e coloque mais ou menos sal, mais ou menos aceto, conforme seu gosto.


Para 2 pessoas você vai precisar de:

4 filés de frango
Aproximadamente meia xícara de aceto balsâmico
Alecrim
Açúcar aromatizado com alecrim
Azeite
Sal e pimenta

Em uma travessa coloque o frango, sal e pimenta, alecrim e o aceto balsâmico. Deixe o frango marinando por pelo menos 30 min.

Coloque azeite em uma frigideira, e aqueça-a. Deixe sempre em fogo médio.
Antes de por o filé na frigideira, polvilhe o açúcar nele, nos 2 lados.
Frite bem de um lado e depois vire e frite do outro. Mantenha fechada com tampa, para garantir que o frango fique bem cozido por dentro.
Não fique girando o frango na frigideira, virando de um lado para o outro... Seja paciente, frite bem de um lado e só então vire e frite do outro.

Se formar crostas de açúcar queimado na frigideira, retire-as com uma espátula antes de por outro filé para fritar, elas podem amargar o frango.

Após fritar todos os filés, coloque o restante do molho na marinada na frigideira e acrescente mais açúcar, aproximadamente uma colher rasa. E se preciso, coloque mais aceto balsâmico. As vezes o frango suga todo o aceto da marinada, e não sobra para o molho.
Coloque na mesma frigideira que você fritou os filés, e mexa levemente ate o molho engrossar.

Sirva com arroz ou um risoto bem levinho.

Não sei nem o que dizer para explicar esse prato... O frango fica levemente ácido, levemente doce, bem macio e delicado... O cheiro que exala é uma coisa de outro mundo.
Tudo muito suave e marcante.

Recomendo faze-lo para poucas pessoas por vez. Fiz para 6 pessoas e o efeito não foi o mesmo.
Ficou delicioso, com certeza! Mas não tão perfeito como quando faço para 2 ou 4 pessoas...
Quanto maior a quantidade, mais complicado achar o ponto ideal do açúcar e do aceto.

Tentem.. E depois me contem os resultados! : ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário