sábado, 20 de março de 2010

Filé Mignon

Já comentei algumas vezes que onde moro a carne é muito cara, mais cara do que o bom senso é capaz de supor. Esses dias o músculo estava custando 16,99... Músculo!!
Como boa neta de sírio que sou, detesto pagar mais do que as coisas merecem. Acho uma ofensa e simplesmente não compro!

Minha salvação é um açougue no bairro que morava antigamente com meus pais, onde hoje em dia moram meu irmão com a família. Pelo menos 1 vez por mes eu vou até lá e compro uma boa peça inteira de filé mignon por 12,99 o quilo. Chegando em casa eu corto a carne inteiro, embalo separando por porções para 2 pessoas e congelo. Tenho filé para pelo menos 15 dias!

É uma mão na roda para dias de correria e também para economizar. Mas percebi que pouquíssimas pessoas sabem como cortar o filé! Deixam de comprar a peça inteira que é muito mais barata só por que não sabem cortar. Eu aprendi a cortar primeiro enchendo o saco do açougueiro, ate que ele me ensinou para ficar livre de mim, mas encontrei um professor muito mais classudo, e é impossível não se apaixonar pela forma simples e delicada com que ele trata a carne e nos ensina a usá-la.

Então, para facilitar sua vida e deixar seus pratos mais finos, segue um vídeo retirado da Tv Uol com o queridíssimo István Wessel. Ligou o sobrenome à carne? rs

Cortes do filé mignon:

Um comentário: