quinta-feira, 4 de março de 2010

Caldo de frango com massinha


Sopinha perfeita para uma janta leve, fácil e muito gostosa.
Esse caldo é daqueles que você termina de tomar suando de tanto calor, mesmo nesse frio que anda fazendo por aqui. É bem sopinha de vovó! rs

Antes de passar a receita, vou explicar como preparar o ingrediente principal dela... O caldo de frango é feito com a carcaça do peito. Você compra um peito de frango com osso, retira a carne e usa apenas a carcaça para preparar o caldo. Sempre que compro peito de frango, eu retiro a carne para filé ou o que for fazer, e deixo sempre um pouco de carne no osso. Pq a carne muito próxima ao osso se desfia muito fácil, fica quebrada.. Portanto é bem ruim para fazer um filé bonito com ela.
Embrulho a carcaça com um pouco de carne em papel filme e congelo. Quando vou fazer sopa, preparo um caldo com essa carcaça. Depois de cozido, descarto o osso e pronto.

Confie em mim, é a melhor forma de preparar caldo de frango. Por mais ecat que possa parecer.

Caldo de frango

1 carcaça de frango
sal, salsinha, cebolinha e cebola a gosto

Ferva tudo por aproximadamente meia hr, ou o tempo suficiente para o caldo ficar bem perfumado e com bastante gosto.
Retire a carcaça e reserve o caldo.
A carcaça que usei ainda tinha muito frango, então desfiei o peito que estava nela e coloquei de volta no caldo.

Massa para sopa

usei 1 ovo, mas acho que seria melhor ter usado só a gema!
mais ou menos 1 copo de farinha
um pouco de sal
2 colheres de leite

misture tudo e coloque mais farinha se necessário. Não deve ficar uma massa lisinha, vá esfarelando a massa com os dedos, fazendo "grumos", pequenos montinhos de massa.

Como usei o ovo inteiro, sobrou muita massa! Tanto que com o resto, meu marido colocou mais farinha, sovou bem e fez talharine! rs Um exagero.
Mas se sobrar massa e vc não quiser ficar ate as 2h da manhã fazendo macarrão como nós ficamos, coloque farinha a mais, sem apertar e congele a massa. Funciona bem.. rs


Com o caldo de frango bem quente, coloque a massinha (coloque a quantidade ao seu gosto, eu prefiro com mais caldo do que massa, se vc prefere com bastante massa, coloque bastante... Tranquilo.) e espere uns 10 min, ate que ela fique bem macia.

Só isso... Muito gostoso, perfeito para o frio, ótimo para crianças pq é uma comida sem coisinhas... rs Nota 10!


Nenhum comentário:

Postar um comentário