terça-feira, 2 de março de 2010

Facilitando sua vida na cozinha - Temperos 1


A primeiríssima coisa a se fazer é organizar temperinhos básicos, que usamos na maioria dos pratos.
Eu uso pelo menos 1 destes ingredientes todos os dias. Na minha cozinha não pode faltar:

- Salsinha
- Cebolinha
- Manjericão
- Bacon

Uso muito pouco bacon, mas preciso ter em casa sempre. Me da desespero não ter algumas coisas básicas em casa, como chocolate, farinha, ovos e meus temperinhos...

A única forma de conseguir usar esses temperos sem ficar doida e deixar tudo congelado.
Antes eu deixava a salsinha e a cebolinha juntas no mesmo pote, misturadas.
Mas é bem melhor separá-las, muito mais prático.

Salsinha e cebolinha

Separe a salsinha da cebolinha, compramos 1 maço com os 2 temperos juntos.
Lave em água corrente e corte o excesso de cabo.

O truque básico: Seque as folhas
Aperte levemente o maço de salsinha com um pano de prato limpo ou com um papel absorvente.
Se vc deixa as folhas molhadas junta gelo, e as folhinhas grudam, ficam feias, fica difícil de pegar do pote.. É uma meleca só.

Vc pode picar bem picadinho usando uma faquinha afiada ou bater no processador.
Coloque em um pote e leve ao frezzer! Facílimo!

A cebolinha tem que ser cortada a mão, mas se como detestamos perder preciosos minutos picando tempero, use uma tesoura afiada e limpa.
Coloque em outro potinho e pronto tbm.

Bacon

Eu sempre compro bacon fatiado, é muito mais simples...
Enrolo cada uma das fatias, separadamente. Embrulho com papel filme e congelo! Tarárárá!
Difícil não?

Quando preciso de bacon picadinho, pego um pedaço de bacon do frezzer e corto pedacinhos. Congelado mesmo! Embrulho o que sobrou e volto com ele para o frezzer.

Quando preciso das tiras do bacon, coloco 5 seg no microondas, o suficiente para perder o gelo e ficar em macio de novo.

Manjericacão

Super simples tbm..
Lave, seque e retire as folhas do cabinho. Pronto!
Eu congelo as folhas inteiras, sem picar mesmo.


Acredite, esses temperos básicos salvam nosso dia a dia... Vc ganha no mínimo 15 min em cada refeição.
Experimente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário