quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ovo poché - Tutorial


Untitled from Ana Götz on Vimeo.

Eu penei muito ate conseguir fazer um ovo poché decente...  Tudo culpa de receitas muito complicadas e phynas. Algumas receitas pediam 1 litro de água para cada ovo, e não podia aproveitar a mesma água para 2 ovos!
Outras receitas pediam para mexer a água sempre no mesmo sentido sem parar, jogar o ovo no centro e continuar mexendo ate o ovo cozinhar... O que resultava numa espécie de ovo mexido dissolvido em água, algo bem feio de se ver.

Vale lembrar que eu nunca fiz nenhum curso digno de culinária ou gastronomia... Esse modo de preparar eu aprendi testando, jogando muitos ovos fora ate conseguir um ovo poché decente.
Pode ser que exista por ai alguma receita perfeita e com padrões corretos e tals.. Pode ser que o jeito certo seja esse que eu faço... Sei lá.

Assim funciona e é bem fácil!

Vc só precisa de uma frigideira levemente funda, 2 colheres de vinagre e ovo.

Eu esquento a água ate quase ferver, coloco o vinagre, misturo bem na água e coloco o ovo bem delicamente na água.. Coloco o potinho com o ovo dentro da água e deixo o ovo escorregar devagar pra dentro dela.

Vou jogando as beiradas do ovo por cima da gema o máximo que puder, e jogando água quente por cima da gema para que ela cozinhe bem.
Sempre com muita delicadeza para a clara não se desmanchar.

Solto com cuidado o ovo da frigideira, deixo cozinhar mais um pouco.. Retiro com uma escumadeira ( no caso 2, pq estava meio torta hj), escorro num papel toalha e pronto.

Ovo poché em 5 minutos!

Mas escolha um momento calmo pra fazer isso, com correria da tudo errado. Ate cãibra eu tive ate conseguir parar, acalmar e fazer o ovo com carinho!

Mas, vale a pena.

Comi o meu com torrada integral e queijo minas torradinho. Perfeição!

5 comentários:

  1. Perfeito!!!! É a primeira receita que vejo que deu certo. Eu nunca consegui fazer um ovo poché descente, qualquer hora vou tentar novamente.

    ResponderExcluir
  2. Nada a ver com a receita, mas que música é essa, Ana?

    ResponderExcluir
  3. Gabi é essa música aqui:
    She&Him album volume One
    You really got a hold on me

    É a banda da zooey deschanel!

    ResponderExcluir
  4. É verdade,depois que você começa a cozinhar vai deixando de seguir à risca certas dicas, vai pegando o jeito.

    Gostei da música!

    ResponderExcluir
  5. Yammy..adoro poche principalmente na versão ovos benedict...mas reparei que vc penou um pouco para dar o formato legal. Na minha receita eu uso um pouco mais de agua para que o ovo mergulhe. Antes de por o ovo, com uma colher faço uma espécie de redemoinho, assim quando coloco o ovo ele adquire uma forma arredonda e bonita. ;)

    ResponderExcluir