domingo, 1 de agosto de 2010

Fondue de queijo


Atendendo a pedidos, segue uma receita 100% caseira de fondue de queijo!
Para adaptar ao seu paladar, você pode acrescentar ou retirar alguns queijos, eu estou sonhando em repetir esse fondue acrescentando gorgonzola! yum!

Use os queijos que vc mais gostar, na quantidade que preferir... Para servir 4 pessoas, use uma média de 600 grs de queijos misturados. Quais tipos de queijo e quanto de cada um depende simplesmente do seu gosto.

Toda receita de fondue que encontro pede para colocar um pouco de kirsch, mas essa bebida custa em média R$90,00 o litro... Então torna-se um pouco inviável para meu bolso recém casado! Prefiro gastar quase cem reais em tecido para cortinas e almofadas por enquanto... Quem sabe daqui 1 ano ou 2 eu não esteja mais disposta a gastar tanto com uma bebida! Por enquanto... Nem a pau!

Como kirsch é um tipo de pinga (aguardente de cereja, para ser mais exata), substitui por pinga tradicional mesmo! E funcionou super bem!

E sempre me perguntei da real necessidade dessa aguardente, mas acredite, é necessário! Assim que colocamos a aguardente a mistura de queijos torna-se mais uniforme, todos os ingredientes se integram formando um creme macio e com uma textura deliciosa.

Fondue de queijo

250 grs de emental ralado grosso
225 grs de gruyere ralado grosso
180 grs de estepe ralado grosso
4 colheres de cachaça de boa qualidade (usamos nega fuló)
2 colheres de chá de amido de milho
300 ml de vinho branco (qualquer um a seu gosto, mas evite os muito doces e frutados)
1 dente de alho

Corte o alho ao meio e esfregue bem no fundo da panela de fondue. Mas ser bem sincera, eu acho essa parte inútil, mas faço mesmo assim... Vamos manter a tradição...

Coloque os queijos na panela de fondue junto com o vinho, leve ao fogo mexendo suavemente ate os queijos derreterem e a mistura começar a borbulhar.
Abaixe o fogo.

Misture o amido de milho na cachaça, coloque na panela do fondue e misture bem. Se quiser, tempere com pimenta do reino e nós moscada.


Para servir, usamos pão italiano, pão integral com grãos variados, brócolis e couve flor escaldadas e cenouras baby.

2 comentários:

  1. Olá Aninha, tudo bem?

    Parabéns pelo Post!

    Que tal uma boa sugestão de vinho pra acompanhar esse delicioso fondue?

    http://migre.me/11HVJ

    Espero que goste =)

    Att,
    Wine

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro vinho branco de mesa... tem um que é super barato e nao deixa o queijo picando a lingua....chama SANTA HELENA....
    Fica PERFEITO... tenta da próxima vez...
    Dar uma raladinha na noz moscada tbm é uau :)

    ResponderExcluir