quarta-feira, 5 de maio de 2010

Linguiça assada com tomates

Essa receita é uma adaptação de uma receita do Oliver, como não anotei e só fiz a receita meses depois te ter aprendido eu não lembrava mais de alguns detalhes.
Então modifiquei tudo pelo meu gosto e segundo os ingredientes que tinha em mãos.

E outro detalhe, perdoem a baixa qualidade da foto!! Mesmo eu tendo uma máquina fógrafica boazinha que ganhei especialmente pra tirar fotos dos pratos e mesmo meu marido sendo quase um fotógrafo profissional não levamos a câmera pra casa dos meus pais, onde fiz a receita....
Pensa na raiva do casal ao perceber a que esquecemos as 2 câmeras!! affffão pra gente...

Tiramos foto com o celular mesmo, triste... rs



Usamos aproximadamente 1 kg de tomates italianos bem maduros, muito manjericão e 1/2 kg de linguiça toscana.

É bem simples de preparar, vc só precisa cortar a parte de baixo do tomate e colocá-los em uma forma ou travessa, regue com azeite, jogue sal grosso por cima e coloque bastante manjericão fresco. Cubra com papel laminado e leve ao forno.
Quando o tomate cozinhar e a casca do tomate estiver se soltando, tire do forno, retire a pele dos tomates com ajuda de um garfo (queima os dedos essa etapa, mas compensa!) e volte a assadeira ao forno mais um pouco...

Quando os tomates tiverem soltado bastante caldo, tira a assadeira do forno e coloque as linguiças bem espalhadas entre os tomates. Eu fiz furos na linguiça, para o caldo dos tomates penetrarem e o sumo da linguiça sair.
Nessa hora vc pode aproveitar e colocar molho de pimenta sobre os tomates e sobre a linguiça, não fizemos isso mas sentimos falta depois!

Volte tudo ao forno novamente... Fique acompanhando a assadeira no forno, e vá virando as linguiças conforme elas douram, pra ficarem bem douradas e cozidas de forma homogênea.

Se preferir um caldo mais grosso, tire um dos tomates da forma, amasse-o bem e depois jogue esse tomate amassado sobre os outros.

Faz muitoo caldo, a linguiça praticamente cozinha no caldo dos tomates.

Olha, vcs não imaginam como esse prato fica delicado!!
Os tomates ficam com um sabor suave, adocicado e contrasta super bem com a linguiça mais apimentadinha.
E faça com pelo menos 2 horas de antecedência... Nesse dia almoçamos as 16hrs pq demora pra ficar pronto e não sabíamos!! rs

Foi um sucesso total! Recomendo!

4 comentários:

  1. a foto não aparece, ana

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog!! Como boa estudante de nutrição e amante de gastronomia, fiquei doidinha. rs... Já anotei o bolo de aveia! Deve ficar ótimo!
    Vc tem twitter? Se tiver me passa pra eu ver as novidades daqui (o meu é @drecardozo)... beijo!!!
    Andressa Cardozo

    ResponderExcluir
  3. Gente a foto não ta indo!! T.T
    Essa semana eu resolvo isso, prometo!!



    Dessa, obrigada pelo carinho!! Vou pensar em comidas saudáveis prometo!!! rs

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ana, tbm quero ver a foto. rs

    ResponderExcluir