sábado, 1 de maio de 2010

Arroz


Esse post é dedicado ao meu amigo Hugo, que é de longe a pessoa mais divertida que eu conheço!! Domingo passado ensinei ele a fazer arroz, mas suspeito que ele já esqueceu... Então esse post é para lembra-lo! rs


É complicado falar que o arroz de alguém é perfeito, cada família tem sua receita ideal e cada pessoa tem um gosto diferente...

Mas vou me arriscar a dizer que o arroz ideal é aquele que não interfere com os outros pratos, um arrozinho neutro para equilibrar o paladar, ser um acompanhamento saboroso sem brigar pelo sabor.

Eu aprendi a fazer arroz inicialmente de uma forma bem brasileirinha, com bastante cebola e alho.
Depois, com minha sogra, aprendi a fazer um arroz "de mãe"! Ou seja, aquele arroz que agrada qualquer gosto, o mais básico possível e uma delícia!!

Arroz de mãe

1 copo americano de arroz crú
2 copos de água (use o mesmo copo que foi medido o arroz! Ou claro, um igual... Não necessariamente o mesmo.. rs)
sal a gosto
1 fio de óleo

Lave e escorra o arroz, pode ser lavado na mesma panela em que vc vai cozinhá-lo ou num escorredor, tanto faz!
Com o fogo alto, coloque o arroz em um canto da panela, do outro coloque um fio de óleo. Não coloque muito pouco mas tbm não lave o arroz com óleo!
Espere o óleo esquentar, mexa bem o arroz enquanto refoga um pouco. Apenas no óleo!

Coloque 2 copos de água em temperatura ambiente e tempere com o sal, mexa para o arroz se soltar. A quantidade de sal é medida assim, coloque o sal e prove a água... Quando a água estiver um pouco mais salgada do que vc pretende que o arroz fique depois de cozido, esta no ponto certo do sal!

Se a água estiver salgada na mesma quantidade que vc quer que fique depois de pronto, o arroz vai ficar sem sal! Para consertar, coloque um pouco mais de sal..

Se a água estiver mais salgada, ele vai ficar salgado demais. Para consertar, coloque uma rodela de batata para cozinhar junto. Ela vai absorver o excesso de sal.

Como cozinhar o arroz:

Isso é muito importante, é o "pulo do gato"! O segredo do arroz perfeito!

Assim que vc colocar a água, acertar o sal e mexer para soltar os grãos tampe parcialmente a panela. Tampada, mas com uma brecha, uma parte aberta.. Entreaberta.. Deu pra entender né?
Deixe assim ate a água ferver.

Quando a água ferver, tampe a panela e abaixe o fogo!!!

Só isso! Ele vai terminar de cozinhar assim, em fogo baixo e panela tampada. De vez em quando, abra a tampa para observar se já está cozido.

Quando estiver pronto o arroz vai estar bem branco e gordinho! Ele praticamente dobra de tamanho!

Se vc abrir a tampa para olhar e os grãos estiverem pequenos, e a água estiver totalmente seca, coloque 1 dedo de um copo com água! Ou 2 dedinhos... depende de quão duro estiver o arroz. Cuidado! Se por água demais ele vai empapar!

Se vc colocar água demais, é só deixar a tampa da panela aberta, a maior parte evapora e vc salva o arroz novamente.

É impossível aprender a fazer um arroz perfeito se vc não tentar, e tentar de novo, e outra vez.... E mais outra....
Quanto mais vc fizer, mais prática vai ter! E aos poucos vai perceber que fazer arroz é quase um arte, e uma arte intuitiva.... Vc sente que algo deu errado e vai saber corrigir antes que possa piscar.

É super fácil!


Arroz da minha mãe

É exatamente a mesma forma de cozinhar. A diferença esta no preparo.
Antes de refogar o arroz é so vc refogar em óleo quente um pouco de cebola bem picada e alho amassado. E só então coloque o arroz para refogar!

Se vc preferir, pode colocar 1 caldo de carne ou de frango.. Se tiver cozinhado legumes coloque coloque o caldo dos legumes no lugar da água...


Ah sim! E uma dica legal...

Se estiver com pressa, use água já fervendo e deixe a panela tampada desde o começo.

E se vc tem uma vida suupeeer corrida mas não abre mão de um arroz bem temperado com muita cebola e alho e feitinho na hr, mas não tem tempo para nada, experimente refogar o arroz e guardar assim, ja refogado no freezer.
Quando quiser basta por na panela com água quente!

Nunca testei, mas todos os livros de culinária para preguiçosos garantem que funciona!


ps: Enquanto não tiro uma foto só do arroz, fica essa ai mesmo... Ate é legal, pq assim vcs podem ver a diferença do tamanho do meu prato com o prato do meu marido (no post do bife a parmegiana!)...
Descobriram pq eu ainda não saí rolando? Porções pequenas.... rs
Por isso eu só fofa, não gordenha!! rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário