segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rosca de kiwi


Estou sendo uma péssima blogueira, primeiro fico alucinada com problemas de trabalho e quase não cozinho... E agora estou na bahia num apartamento que não tem talheres e que as panelas cheiram a borracha quando se cozinha um miojo nelas...

Então essa semana não irei cozinhar nada, não que não queira estou sofrendo sem poder cozinhar nem um ovo mexido. Mas não tem condições MESMO.
E para meu sofrimento piorar estou lendo "Julie e Julha", o livro sobre o blog, que virou um filme. Recomendo tanto o filme quanto o livro. MUITO bons.

Mas ler sobre manteiga, echalotas, gelatinas de carne com ovos pochés e bavarois de laranja está me deixando desesperada. Estou sem cozinhar a dois dias e sinto que vou sonhar com arroz fresco e salada de maionese a qualquer momento.

Não que a comida daqui seja ruim, ela é DIVINA. Mas.. Não fui eu que cozinhei.. E me conforta fazer alguma comidinha pelo menos uma vez ao dia, nem que seja uma salada de salsinha.

E estou de tpm e jantei macarrão instantâneo sabor cogumelos... É a morte.

Tudo bem que ontem almocei camarões gigantes com molho de alho e peixe frito com salada na beira da praia.. E jantei espaguete com frutos do mar num restaurante fofo... E que hoje almocei caranguejos e carne de sol.. Mas jantar macarrão instântaneo detona com meu bom humor.

Porem dentro disso tudo surgiu uma coisa boa... Acho que seria legal compartilhar aqui mais sobre o que eu sinto e penso sobre comida. Estou um pouco cansada de escrever só as receitas e não contar as piadas que surgiram enquanto servia o prato ou por que eu necessitava de uma comida reconfortante.. Coisas babacas do tipo, que possivelmente ninguem vai ler nem se importar. Mas vai me fazer bem contar, então contarei.

Pois vem.. Estamos na praia do forte na bahia, possivelmente o local mais lindo do planeta.
E aqui o pessoal chama caipirinha de rosca. Não me pergunte por que, eu não sei nem o povo dos restaurantes souberam me explicar.

Parece que turista paulista é muito mal visto por aqui, e em outro post conto pq.. acho que descobrimos, e ate dei motivo a eles. Mas enfim, quando perguntei o que era rosca aconteceram 2 coisas ao mesmo tempo:

- meus amigos riram muito ao me ver perguntar inocentemente pro garçon "moço o que é uma rosca?"

E

- o garçon me olhou como se eu fosse um alien e me disse "é uma bebida de fruta, cachaça e açúcar", e eu disse "então é caipirinha?" e ele respondeu "É.. acho que é sim" isso com sotaque soteropolitano o que deixou tudo mais legal. Acho que ele não me levou muito a serio..

Pois bem, pedi uma de kiwi. Acontece que rosca é 2 vzs maior e 10 vzs mais gostosa que a caipirinha que conheço em sp e em todos os outros lugares que conheci.

E agora estou no apartamento, sofrendo de desejo por uma rosca... Oh Deus isso soa tão obsceno!

Se você não achou engraçado, olhe essa imagem minha, escondendo a cabeleira rebelde e fodida (depois conto melhor, mas o resumo é: me deixaram loira... ) dos ventos bahianos e me imaginem perguntando para um desconhecido: Moço o que é uma rosca?

Praticamente uma bahiana colorida...

11 comentários:

  1. ah. eu adoro seus comentarios. continue assim
    te achei atraves da "pequena gourmet'.
    e falo sempre de vc para minha mãe, que é doceira de mão cheia. ela inclusive perguntou se vc não gostaria de algumas receitas. rs.
    bom passeio ai na bahia. beijo e bom ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!

    Eu vivia no nordeste a trabalho e dava muito fora! Fico vermelha só de lembrar hahahaha.

    Aproveite as férias, a Bahia é deliciosa :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Zuada tira essa coisa da cabeça kkk Meu tá feio de mais kkkk

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas!!!

    Anônimo pode me zoar sem anonimo mesmo viu? Juro que não ligo, estava zuadinha mesmo! rs
    Meu cabelo esta TERRÍVEL demais, só saio no sol com algo na cabeça pra evitar maiores desastres!

    Mas já comprei um chapéu pra tirar o lenço bizarro da cabeça. Se preocupe não! rs

    Bjos pessoal!

    ResponderExcluir
  5. Ah sim!

    Nadja eu aceito receitinhas com toda certeza!!!

    meu email é ana.ruman@gmail.com

    Bjooo

    ResponderExcluir
  6. Ana, cuidado com comida de praia, pelo amor de Deus!
    Não come salada fora de casa, mulher!
    E vai olhar a cozinha dos botecos de barraca para se garantir. Eu sou a louca de vigilância sanitária. Meu marido diz que sou pior do que a Mônica do Friends!

    ResponderExcluir
  7. Sou soteropolitana e morri de rir da dúvida de vcs aqui! Hahaha
    Não entendi pq o garçom não soube explicar... anyway, vamos lá:
    É derivado de caipiROSCA, sacou?
    A gente chama Caipirosca a tradicional sabor limão e as demais, pra não ficar falando umburosca, kiwirosca, cajurosca, etc a gente acaba chamando de rosca... pronunciado como se pronuncia na palavra caipirosca mesmo e não como rosca de rosquinha (a explicação ficou pifia, mas foi o melhor que consegui) hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Comentando super super atrasada... Mas só pra dizer que entendo TODO o sofrimento que você passou. No ano novo passei uma semana na casa dos meus sogors, em Bauru. Foi horrível. Minha sogra é a louca das sobras, a janta é sempre tudo o que sobrou nos ultimos três dias, jogado em cima do fogão pra cada um montar seu prato e esquentar tudo junto no microondas =/

    E eu não entendo, viu, porque não é falta de dinheiro. Lá ninguém valoriza a comida, mesmo. Come-se muito mal, com a carne que for mais barata, misturam pizza de ontem com arroz e feijão... Foi um choque cultural, não fui criada assim. Mas enfim, estou fazendo teorias sociológicas sobre isso... ;)

    Sofri, sofri. Que saudade da minha comidinha.
    hauahauahua

    Mas me consola, não sou a única que é """fresca""" assim...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. olá, tô vendo seu texto com quase 3 anos de atraso rsrs. Parabéns pelo blog! Já descobriu pq o nome "rosca"né? é tipo um apelido de uma frutarosca. Na Bahia também temos caipirinha, que é feita com cachaça. A Rosca é a mesma receita da caipirinha só que com vodka. Por isso a dose maior. Na verdade, a grafia mais usada é roska. Assim, vc bebeu uma kiwiroska. Nas praias de Salvador tem uma roska perfeita de seriguela, uma serigueroska kkkkk. depois da terceita dose vc pede pelo número que é melhor kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Obs: VC estava em Salvador, capital do Estado da Bahia.

    ResponderExcluir
  11. Obs: VC estava em Salvador, capital do Estado da Bahia.

    ResponderExcluir