sexta-feira, 16 de julho de 2010

Fondue - segunda parte


(alguem me explica pq algumas fotos minhas ficam de ponta cabeça?)

Esse post vai ser meio rapidinho, depois completo com fotos melhores e mais informações.

No post anterior ensinei como usar sem erro a panelinha de fondue, nesse vou falar um pouco de como preparar.

Se você não cozinha nada, e é a primeira vez que vai preparar um jantar romântico (oi Camila!) o mais seguro é escolher uma marca boa de fondue pronto de queijo e apenas aquece-lo!
Funciona super bem, e mesmo se vc cozinha vale a pena fazer isso de vez em quando. Não é sempre que temos tempo de ir ao supermercado, comprar os queijos certos, preparar tudo com muita calma...
Sabemos que as vzs isso é ilusão, é impossível conciliar romantismo e agenda lotada de trabalho se vc ainda precisa passar em 2 supermercados para comprar os ingredientes!!

Então vale a pena ter um pacote fondue pronto no armário, e na falta de um pão italiano um pão francês amanhecido ou um pão português salvam bem a noite!

Qual a marca melhor? Depende do seu gosto... Todas são interessantes, eu tento ir pelo preço sempre (eh vida de recém casado...) nem o mais baratinho nem o mais caro. E olho sempre os ingredientes, se tiver queijo prato, mussarela e esses outros queijos basiquinhos demais nem compro. Se é para comer queijo barato e requeijão eu mesma monto, não vou pagar 20,00 por isso!

Escolhido seu fondue pronto, escolha o pão.

Sempre compramos o italiano, gosto de comprar sempre de um dia anterior. O feito no dia vai estar muito molinho e vai quebrar quando posto no queijo e de 2 dias vai estar duro.
Os mercados e padarias costumar misturar tudo, para passar adiante os pães de 2 as vzs3 dias. Então olhe sempre a data de validade.
Ai vc muito fina me diz: Ana eu compro na melhor padaria e meu bairro é um luxo, não tem disso!

Tem sim meu amor... Não seja tonta.. Olhe a validade sempre ok?

Bom, eu prefiro comprar o pão inteiro e fatiar em casa, os já fatiados tem as fatias muito finas. Mas funciona bem tbm... Se só tiver fatiado não sofra, compre assim mesmo, paciência.

Fica interessante comprar 2 ou 3 tipos diferentes de pães, como uma ciabatta, italiano e um português... Ou um integral para as modelos 36.Fica bonito tbm.

Montando seu fondue:

Escolha uma toalha bonita, algumas velas (usem um suporte ou castiçal.. eu sempre colocava minhas velas enormes direto na mesa, ate que elas mancharam minha toalha bapho com parafina vermelha... Então não confie, coloque um suporte em baixo! Nem se for um pires... rs).

Agora atenção...

Se vc pretende preparar um clima casual e informal: Só o aparelho de fondue e pratos de sobremesa resolvem. Vcs podem pegar o pão, colocar no garfo especial, molhar no fondue e levar direto a boca.
O prato vai ser um suporte, pra caso pingue queijo e tals.
Vc pode colocar os pães em uma cestinha ou em uma travessa e cada um pega seu pão e monta.

Se vc pretende montar um clima mais formal e fino: Tbm é possível usar os pratos de sobremesa, ou pratos especiais nem grandes como o de sobremesa nem grandes quanto o normal. Fica lindo usar pratinhos coloridos de porcelana, azuis combinando com um guardanapo bonito... Lindo.
Deixe garfo e faca disponível.
Existem cestinhas pequenas e fica muito bonito colocar cestas de pães individuais para cada convidado.
Na hr de se servir, o prepare o pão no garfo, molhe no queijo, coloque o pão no prato com a ajuda de um garfo normal.. E só então coma, com o garfo normal e não com o de fondue.

Para a turma saudável, vc pode colocar cenoura baby ou couve flor e brócolis levemente assados.


Para acompanhar, um vinho branco ou um vinho espumante, combina super bem.
Eu sou louca pelo Salton Lunae, ele é frisante e tem um sabor delicioso...Eu poderia toma-lo todo dia sem enjoar (talvez ser internada por alcolismo, quem sabe).. E o melhor, é barato! Custa em média R$16,00! Mas escolha o que vc gostar mais.

E é isso... Um jantar romântico, sem trabalho NENHUM e super rapidinho...

Arrasa Camilinha, depois me conta se o seu jantar fez sucesso!
: **

4 comentários:

  1. Otimas dicas! adoro fondue... =)

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ana, adoro seu blog! O único problema é que dá uma fome...
    Gostei muito da explicação sobre os pães, mas vc não teria uma receita de foundue pra compartilhar com a gente?
    Bjinho e obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Como esse blog me passou despercebido até hoje? Adorei as dicas, inclusive as informações sobre marcas e preços, faz toda diferença.

    ResponderExcluir