terça-feira, 13 de julho de 2010

Lanternas de potes - Faça você mesmo



Criativas, econômicas, sustentáveis e lindas. Quer mais?
Dá pra fazer em casa... Apaixonou??? Bora aprender a fazer:


"Ingredientes"


-Potes de vidro (de conservas, geléias...)
-Fio de alumínio
-Alicate cortador de fio
-Fósforos de palito longo
-Velas pequenas (dê preferência para as velas que já vem com um suporte de alumínio em baixo, são mais ---simples para limpar os restos de parafina)
-Fita métrica
-Alicate


Passo 1:



-A primeira coisa a fazer é se certificar de que os potes estão limpos, sem odor de comida, restos de rótulo ou cola. Lave com água quente e depois passe um paninho com álcool. Se o rótulo estiver muito grudado, vale a pena deixar de molho em água quente ou passar óleo no rótulo. Isso ajuda a derreter a cola.
Deixe os potes bem secos antes de começar a trabalhar com eles.

-Corte um pedaço de fio alguns centímetros maior que a circunferência da boca do frasco. Dobre-o ao redor da boca formando um círculo, mas não torça as extremidades ainda. Corte outro pedaço de fio de aproximadamente 11 cm. A lanterna ficará pendurada por ele.


Passo 2:



- Dobre o pedaço de 11 cm em formato de U, e torça as pontas, como um gancho ou anel.

Passo 3:



Coloque prenda o arame maior e circular no bocal do pote, na parte de rosca. Torça bem as pontas com o alicate para prender de forma bem firme o arame, para que o pote não escorregue.

Passo 4:

- Aperte bem as pontas do fio em formato de U, para prende-lo no pote.
No site original não diz, mas eu acho seguro passar um pouco de cola quente na extremidade dos fios, para manter bem preso e para o fio não ficar com pontas afiadas... Temos sempre crianças em casa e acho legal cuidar com pontas cortantes...

Passo 5:



- Prenda a lanterna em uma grade, janela, varal ou onde achar melhor! O impacto visual fica melhor se for usado várias lanternas enfileiradas.
Deve ficar muito lindo também com ramos de folhas ou flores entre eles.
Coloque a vela dentro e a acenda.


Moleza não?

Encontrei as dicas neste site aqui, mas ele está todo em inglês, e achei melhor passar pra cá explicadinho, para garantir que todo mundo entenda!

Um comentário:

  1. Oi Ana! Adorei o seu blog... sou casadinha a pouco tempo tb e sempre estarei por aqui para ver as suas receitinhas! Bjs

    ResponderExcluir