segunda-feira, 19 de julho de 2010

Feijoada



Eu cresci ouvindo minha mãe contar que na primeira semana de casada ela tentou fazer as receitas mais fabulosas possíveis, e errou todas.. hahaha
E uma das receitas que ela conseguiu estragar (numa tentativa inconsciente de matar meu pai? kkk) foi feijoada!
Então vou contar como ela fez primeiro e depois como ela me ensinou a fazer essa semana, acreditem ela conseguiu acertar a receita.. E como conseguiu!

Bom, a 30 anos atrás ela fez assim:

Lavou todos as carnes salgadas na água corrente, com uma escovinha de lavar legumes, lavou super bem, esfregou bem e tudo. Colocou as carnes para cozinhar com o feijão por horas, ate estar tudo bem macio...

Bom... Meu pai conta que comeu bravamente, com a ajuda de 2 litros de coca coca bem gelada... Por que estava puro sal!!!!

Eu acho essa historinha incrivelmente divertida, nem tanto pela comida salgadérrima, mas pela mudança do meu pai em 30 anos! Antes ele comia algo horrível se esforçando, só pra não magoar a esposa!! E hoje ele compara nossa comida com coisas que ele tem no laboratório dele.. eww!!!

Enfim... Vamos a receita que ela aperfeiçoou, que é simplesmente DIVINA!

Eu coloquei carnes bem selecionadas, por que meu marido e um amigo não comem quase nada do que vai em feijoada, e eu confesso que tbm tenho um pouco de nojo de coisas que fiquem molengas e gelatinosas depois de cozidas... E não coloquei carne seca simplesmente pq esqueci de comprar! Tão triste...
Mas no final nem fez falta..

Para 4 pessoas:

Feijoada

1 copo e meio de feijão preto
150 gr de Lombo salgado
150 gr de Pernil salgado
1 paio (eu gostaria de posto 2, adorooo paio...)
2 linguiças calabrezas finas
100 gr de costela suína defumada

(as quantidades das carnes estão aproximadas, coloque mais ou menos de cada a seu gosto)

No dia anterior:

Escolha o feijão, lave-o em água corrente e deixe-o de molho em água morna.

Lave as carnes salgadas em água corrente, para sair bem o sal. Coloque as carnes de molho em muita água!
Pegue uma bacia e coloque bastante água, eu coloquei mais ou menos 3 litros de água. Coloque as carnes na bacia e deixe de molho ate o outro dia!
Se você puder trocar a água pelo menos uma vez, é muito bom! Mas se como eu, você preza muito seu sono, desencane e largue assim mesmo, tbm funciona!

No dia:

Retire as carnes da água, lave-as em água corrente e reserve.

Coloque o feijão para cozinhar na panela de pressão com o triplo de água, se usou 1 copo de feijão use 3 de água.
Coloque um fio de óleo e leve ao fogo.

Agora é um problema... Eu não sei explicar o tempo que o feijão leva para cozinhar, eu fico atenta ao cheiro!
Se o vapor que sai da panela esta com cheiro de água, nem cozinhou nada ainda.. Se esta com cheiro de feijão crú, está crú... E se esta com cheiro de cozido, está cozido! rs

Aconselho a perguntarem para mães e sogras o tempo exato, eu sou torta ao extremo com tempo e só me acertei a ver o ponto do cozimento na panela de pressão pelo cheiro! : /

Mas enfim, cozinhe o feijão na panela de pressão ate ficar bem macio.

Enquanto o feijão cozinha, pique as carnes salgadas em pedaços levemente grandes e coloque em uma panela grande com água, leve para cozinhar.

Quando retiro o feijão do fogo retiro também as carnes salgadas que ficaram cozinhando.

O legal da feijoada é ter que fazer 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo.. rs
Exercite seus dons de polvo!

Coloque o feijão em uma panela grande (eu usei a mesma que estavam com as carnes cozinhando, polpar louça suja é tudo de bom), enquanto isso retire o excesso de gordura das carnes, pique-as em pedaços um pouco menores e coloque na panela do feijão. Coloque mais água se necessário.
Deixe cozinhando.

Enquanto a feijoada cozinha, faça os acompanhamentos:

Cozinhe o arroz, pique e refogue couve, descasque e corte laranjas, faça a vinagrete, caipirinhas... E eu ainda fiz purê de batata, para o maridinho mal acostumado que não é fã de feijoada!! rs

Corte o paio e a linguiça calabreza e coloque para cozinhar junto no feijão. Eu gosto de retirar a pele das linguiças antes de cortar. Mas nem tem muita necessidade.
Corte a costela em pedaços grandes e coloque na feijoada.

Deixe a feijoada cozinhando ate o caldo engrossar bem, eu tive que colocar mais água muitas vzs, pq o caldo seca depois de por as carnes!
A minha cozinhou por umas 3 horas mais ou menos...

Vale a pena o esforço, fica realmente muito saborosa!!

Só agora me dei conta de que não refoguei alho e cebola para colocar no feijão! Mas juro, não fez a menor diferença...

Meu marido e o amigo que não gostam muito de feijoada repetiram umas 3 vzs!! E eu e minha amiga comemos muitooo tbm.. rs
Rendeu muitos elogios, e fez um bem danado pro meu ego!! hahaha

Recomendo!

Manhêeeeee!!! Obrigada minha gostosa!! : ******

5 comentários:

  1. O rocombole eu me arrisquei mas acho que isso é demais pra mim rsrsrs parabéns querida dever ter ficado ótimo, pena que meu dom é pra coisas doces :D

    beijinhos
    Carlinha Lemos
    cheirinhodetuti-frutti.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. Ana, eu faço feijoada de um modo mais artesanal e tb fica uma delícia, depois te passo a receita.
    Engraçado é que esta semana, senti um desejo enorme de comer feijoada vegetariana e como ando rejeitando carne, pensei em fazer e mandar pra vc a receita e uma foto. Vc é como eu, do tipo como de tudo?

    ResponderExcluir
  3. Me deu até fome!!!

    Vou me aventurar e fazer feijoada!!

    beijoss

    ResponderExcluir
  4. Ana

    Que tudo, de fazer babar, hahaha.
    Vou tentar me aventurar também, meu sonho é aprender a fazer feijoada, meu marido ama e eu não sei fazer, tenho preguiça.
    Vou tentar depois te conto a aventura, rsss.

    Alias adoro o jeito como você ensina as receitas.

    Beijos.
    Eloá

    ResponderExcluir
  5. Ha

    E depois, se der me passa a receita da feijoada vegetariana da Cintia, abusada eu? Nem um pouco, hahaha.
    Beijos.

    ResponderExcluir