segunda-feira, 26 de abril de 2010

Catupiry caseiro



Eu sei que Catupiry é uma marca, mas todo brasileiro conhece e se eu disser "requeijão cremoso" nunca terá o mesmo efeito! rs

Essa receita tbm foi pinçada da comunidade "Culinária receitas", parece que vários culinaristas já conheciam essa receita, mas só descobri agora!

É bem simples de fazer e o efeito é bárbaro!

Vc pode servir com o acompanhamento que quiser, temperar com o que quiser... E se preferir um catupiry mais cremoso é só por menos maizena e mais creme de leite!

O truque para ficar bom é usar ingredientes de boa qualidade! Um bom leite, um bom creme de leite e queijos de marcas de confiança!

Catupiry

"Ingredientes:
4 colheres de sopa bem cheias de amido de milho (utilize a marca Maizena)
1/2 litro de leite
2 colheres de sopa de margarina ( pode ser a delícia ou então qualy - já usei a de tablete mas não ficou bom o resultado final)
1/2 xicara de mussarela (passar no ralo grosso)
1/2 xícara de queijo parmesão
100ml de creme de leite (utilizei Nestle)

Modo de preparo:

Leve para engrossar: leite, maizena e margarina. Depois acrescente os queijos. Verifique o sal. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Bata na batedeira até ficar bem homogêneo. Coloque em uma vasilha (eu unto ligeiramente com oléo de cozinha) e deixe esfriar. Coloque na geladeira e espere 12 horas. Desenforme.
Uma dica de aperitivo: Pegue o caturipy e coloque bastante salsinha picada ( coloque a salsinha num prato e vai passando o catupiry), quando você deixar ele bem verdinho disponha na travessa que vai servir para seus convidados. Na hora de levar a mesa, frite levemente, sem torrar lâminas de alho em 1/2 xicara de azeite. Jogue por cima e acompanhe com torradinhas e um bom vinho branco gelado."

Servi o meu com azeite e tomate seco. O próximo quero servir com geléias salgadas ou agridoces, acho que vai combinar super bem!

5 comentários:

  1. Ana,só posso bater na batedeira?E liquidifcador?
    E levo pra engrossar por quanto tempo?Quando eu sei que ficou no ponto?
    Estou pensando em fazê-lo para usar como ingrendiente em alguma receita (tipo frango ao catupiry...) será que iria prestar?

    Quantas perguntas,agora que reparei uehue
    Beijoo Anaa

    ResponderExcluir
  2. -posso bater na batedeira?E liquidifcador?
    Acho que liquidificador quebra bem o galho!
    Ou mesmo um mixer!

    -E levo pra engrossar por quanto tempo?Quando eu sei que ficou no ponto?
    Fica no fogo só ate engrossar! Ele passa de líquido pra cremoso, tem segredo não mulher.. Vai com fé. Ele fica cremoso e meio firme, como um mingau bem grossinho!

    -Estou pensando em fazê-lo para usar como ingrendiente em alguma receita (tipo frango ao catupiry...) será que iria prestar?
    Presta sim!! várias pessoas testaram lá na Culinárias Receitas e deu certo!! Usa só umas 3 colheres de maizena, ou ate 2 e/ou coloca 1 pote inteiro de creme de leite (220mls) que ele fica bem cremoso!

    : ***

    ResponderExcluir
  3. Ana pode usar o creme de leite de latinha ou tem que ser sem soro??

    ResponderExcluir
  4. Oi! Pode ser creme de leite de latinha sim! Sem problemas!
    Mas antes de por tire o soro!
    : *

    ResponderExcluir
  5. Muuuuuuuuuitiiiiiiiissimo obrigada,esse fds eu tento!!!!

    ResponderExcluir