segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kibe assado


Essa receita é super simples, quase intuitiva. Mas aprendi com minha avó uma forma de preparar que deixa o kibe suculento, bem macio e delicioso.
Minha avó é italiana e meu avô sírio... Quando eles foram se casar, minha bisavó árabe meio que obrigou minha vó a passar 1 mês com ela, aprendendo a fazer os tradicionais pratos árabes.
Depois de casada, minha avó italianou os pratos árabes... Taí outra que vai pro inferno culinário comigo... rs

O resultado disso são pratos diferentes, levemente modificados e muito saborosos!
A quantidade dessa receita serve apenas 1 pessoa se for prato único, e 2 pessoas se for servido numa refeição.

Kibê assado da Vó Rita

-150 a 200 grs de carne moída (o ideal é carne moída 2 vzs, compre no açougue e peça para moerem 2 vzs, se pedir com jeitinho eles fazem na boa e nem cobram mais! Ou se for usar uma carne ja comprada é interessante passar um pouco no processador.)
-a mesma quantidade de trigo (meça a quantidade após hidratar o trigo, depois de hidratado ele dobra de tamanho!), o que da aproximadamente 1 xícara de trigo hidratado, ou um pouco menos de meia xícara de trigo seco
-1/4 de cebola picada em fatias bem finas
-1 colher de sopa rasa de manteiga
-azeite a goso
-sal
-alho e cebola batidos com cebolinha para temperar (existem versões prontas no mercado, substitui bem!!)

Compra-se o trigo seco no mercado. Antes de usar é importante hidratar bem os grãos.

Para hidratar o trigo:

Se for preparar a receita no mesmo dia, deixe o trigo de molho em água bem quente por alguns minutos. Se for usar no dia seguinte, deixe de molho em água em temperatura ambiente de um dia para o outro.

Preparando o kibe:

Coloque em um pote ou bacia média, a carne, o trigo hidratado, o tempero feito de alho e cebola a gosto, sal e um fio de azeite.
Misture bem com as mãos, ate ficar homogêneo.

Unte uma travessa com manteiga, coloque metade do kibe cobrindo todo o fundo da travessa.
Regue com um fio de azeite e cubra com a cebola fatiada.
Por cima, coloque o restante do kibe, cobrindo toda a cebola.
Faça cortes diagonais no kibe, formando quadradinhos. Coloque pedaços de manteiga por cima.

Minha avó regava com um pouco de limão antes de levar ao forno, eu prefiro colocar fatias de limão por cima, antes de assar. O resultado é o mesmo, mas fica mais bonito na hr de servir.

Minha avó aboliu o hortelã da receita e acrescentou a manteiga, e o limão antes de assar. A receita original colocava o limão só depois de pronto e não levava manteiga nem cebolas.



É um prato simples, mas para mim é 100% confort food. É comidinha berço, para dias que preciso de aconchego! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário