domingo, 26 de fevereiro de 2012

Incêndio base brasileira - Antártida



Ontem de manhã acordamos aqui em casa com um susto imenso. Entrei no facebook e vejo uma mensagem do meu irmão " A base pegou fogo. Perdemos tudo, mas estamos a salvo na base chilena, avise a mãe", como assim cara pálida??

Por coincidência, segundos depois toca o telefone, um grande amigo nosso havia conseguido falar com ele pelo skype e ligou para me avisar, e explicar melhor como ele estava.

Esse meu irmão (Caio J. Ruman) é formado pela Puc em ciências da computação e é aluno do curso de Metereologia na Usp, ele fazia parte da equipe de pesquisadores que estava na base brasileira da Antártida.

Na mesma hora corri avisar nosso pessoal, imaginem minha mãe cardíaca vendo na televisão que o lugar onde meu irmão estava, no meio do nada, pegou fogo. Ela morreria na hora de susto. Liguei, avisei antes de mais nada "Então.. o Caio está ótimo, não se feriu. Mas a base pegou fogo...", só mais tarde ele conseguiu entrar no skype e avisar rapidinho que estavam voltando para Punta Arenas, para de lá voltar ao Brasil, e explicar um pouco melhor como tudo havia acontecido.

A informação que recebemos é que o incêndio começou na sala das máquinas, que pelo que pudemos entender (ligações muito ruins sempre) ficava praticamente junto com os outros alojamentos. Os oficiais que faleceram são verdadeiros heróis, logo que o fogo começou foram em direção a ele para tentar alcançar um kit contra incêndio que estava atrás do fogo. Mas logo que eles se aproximaram o local explodiu. Imagino o desespero desses oficiais, tentando salvar o trabalho de toda a equipe, tentando proteger os colegas... É muito triste.

Ele contou também que por sorte estavam quase todos acordados na hora do incêndio, estavam fazendo uma confraternização. Meu irmão correu acordar o professor, e pelo o que meu irmão conta eles tiveram apenas alguns minutos para pegar seus pertences antes que o fogo invadisse o local. Pelo que pudemos entender, o alarme de incêndio não tocou.

Por sorte, minha mãe super protetora havia mandado muitas nozes, castanhas e frutas secas pra ele. E foi o que os ajudou pois só foram se alimentar direito muito depois disso, já no hotel em Punta Arenas. Muitos colegas dele perderam tudo, equipamentos, roupas e documentos. O Caio ficou apenas com a roupa do corpo, seus equipamentos pessoais e docs.

Me parece também que a bomba de água não funcionava bem, pois o frio congelava, ou congelou a água. Muitas dessas informações estão entrecortadas, a qualidade das imagens e vídeos são muito ruins, devido a distância.

A previsão é que os pesquisadores retornem nesta segunda feira, no mais tardar terça feira.

Muitas perdas, trabalhos e estudos de anos, os colegas falecidos... Um grande choque para todos nós, estamos tristes pelo acontecido, mas aliviados pelo retorno do Caio. Tanto estudo, tanta expectativa, tanta preparação para terminar dessa forma trágica. Espero realmente que a base seja reconstruída e que esses pesquisadores consigam finalizar seus estudos e projetos. Eles lutaram muito para chegar ate lá, é justo que consigam finalizar um dia. Vamos torcer por todos eles.



2 comentários:

  1. Oi Ana, tudo bem?

    ótimas receitas que você tem aqui!
    Gostaria de entrar em contato com você mas não achei nenhum email... será que você poderia me escrever: fernanda@shoes4you.com.br
    Tenho uma proposta para te fazer!
    um abraço
    Fer

    ResponderExcluir
  2. Nossa... que alívio, hein?!
    Desejo tudo de bom pro seu irmão e pros demais pesquisadores... e muita luz pros que se foram e suas famílias!

    ResponderExcluir