segunda-feira, 12 de março de 2012

Frango com camarões ao saquê e arroz Basmati


Blog abandonadinho de novo, que cara de pau... Mas tenho aquelas boas desculpas de sempre, reforma, mudança, avós doentes. trabalho, etc etc.  Básico que todo mundo tem, então nem é uma desculpa que se preze. Mas né, enfim..

Esse prato foi uma invenção bem legal, a ideia era fazer um prato que juntasse ingredientes que eu amo com  ingredientes que o maridão amasse. Estávamos fazendo 10 anos juntos, e temos gostoso culinários bem diferentes. Encontrar um prato que casasse meu gosto com o dele em um receita nova era o meu desafio pessoal para aquele dia. Agora reparem o drama, fiz essa receita dia 2 de fevereiro, e estou postando só agora. Feio, muito feio.

Para acompanhar, fiz arroz basmati. Esse arroz indiano tem fama de ser o melhor arroz do mundo, de ter um aroma todo especial e delicioso que nenhum outro arroz tem. Também promete ficar sempre soltinho, não importa o modo que você o cozinhe. Alguns blogs e sites indicavam cozinha-lo no vapor, de mil maneiras diferentes. Mas serio, não tenho paciência pra isso não... Um dia mais tranquilo, com mais tempo sobrando quem sabe. Mas no meio da semana, no vuco vuco diário, sem chances. Cozinhei como faço com  o arroz comum e deu tudo certo.

Minhas impressões sobre o arroz basmati. É sim uma delícia, mas não achei nada assim tão espetacular como pintam por ai. Ok, pode ser por ter cozinhado sem nenhuma mágica ou amor especial.
Sobre o aroma espetacular, tem realmente um perfume gostoso, bem diferente do arroz nosso de todo dia. A melhor forma que consegui definir o cheiro dele é comparar com cheiro de coisa velha, guardada... Sabe aquele leve cheirinho de mofo de roupa velha? Pois então. É esse cheiro, mas gostoso. estranhamente o cheiro é gostoso pra caramba, ficamos salivando enquanto ele cozinha. É bem apetitoso mesmo. E não, o meu arroz não estava velho, nem estragado.. É o cheiro dele mesmo.

Depois dessa perdi qualquer remota chance de um dia ser chamada para uma degustação a cega de qualquer coisa, ou convite para ser perfumista, essas coisas todas que exigem olfato apurado.

Em breve irei prepará-lo com especiarias e castanhas, sinto que será um absurdo de tão bom.


Não sei nem que nome dar a essa receita. Frango indiano? Frango e camarões a lá alguma coisa? puff

Frango e camarões ao limão siciliano e saquê

Meio peito de frango cortado em cubinhos
1 copo aproximadamente de camarões rosa médios limpos
1/2 limão siciliano
1/4 cebola picada bem miúda
1 dente de alho pequeno amassado
1/2 copo saquê
1/2 pimentão vermelho picado grosso
sal e pimenta malagueta a gosto (sei em molho, tabasco)


Tempere o frango com o limão, sal e pimenta vermelha e saquê. Reserve.

Frite a cebola em azeite, acrescente o alho. Acrescente o frango (sem o caldo do tempero, reserve o caldo.). Enquanto o frango refoga, coloque os camarões para marinar no caldo de saquê que sobrou do frango.

Acrescente ao frango o pimentão e o camarão. Refogue ate dourar levemente, acrescente o caldo de saquê.
Mexa bem para soltar qualquer grudadinho da panela, acerte o sal, acrescente mais pimenta caso goste picante.

Salpique salsinha picada e sirva.

Facílimo não?!


2 comentários:

  1. Arroz de basmati é o melhor arroz que existe!:-D e se vc concentrar bem, vai sentir um cheirinho de pipoca enquanto ele prepara. Maravilhoso.

    ResponderExcluir