domingo, 20 de março de 2011

Lombo de cação ao limoncello e mix de purês

Pela foto parece que queimou né? Mas o escurinho é do shoyo!

Eu sempre compro cação em postas, mas nunca tinha visto pra vender assim em lombo.

Comprei no ceasa essa peça linda de 1 quilo por R$15,00!! Da pra acreditar nisso?
Por isso eu fico passando mal quando vejo restaurantes cobrando 36 reais em uma salada chumbrega com 1 pedacinho de nada de peixe!!

Ontem jantanos no applebee's e pedi salada ceasar com salmão. Olha, sem sacanagem dava pra contar quantos pedacinhos de alface romana tinha no meu prato, e o salmão bem pequeno, seco e sem graça.
Brochante... E 36 reais!!! E eu pensava no meu lombo de cação na geladeira e me deva uma raivinha!!! Ainda bem que a companhia estava perfeita, bons amigos salvam qualquer comida meia boca!

Mas hoje me redimi preparando esse peixe de uma forma linda e super rápida. Acho que a comida precisa ser bonita, faz parte do conjunto.. Tem que ter um cheiro bom, visual legal e ser gostosa.


Não queria por limão,  acho o cação muito suave, qualquer sabor um pouco mais forte atrapalha o sabor dele. Pode ser exagero meu!! Mas de qualquer forma ficou muito legal com o limoncello. Limoncello é um licor de limão, acho que da pra substituir por limão mesmo sem grandes problemas, é só não alagar o peixe com limão...
Quem sabe por um pouco de nada de açúcar junto, pra dar o efeito ligeiramente agridoce do licor.

O lombo fica lindo depois de cortado, da para ver o desenho da carne, bem tenro!


Lombo de cação assado ao limoncello

1 kg de lombo de cação
salsinha, cebolinha, alho poró, sal e pimenta do reino a gosto
azeite
4 colheres de sopa de limoncello
4 colheres de shoyo
1 ramo de alecrim
limão para decorar

Tempere bem o peixe com todos os temperos, deixe marinando por 30 min ou mais. Leve ao forno para assar coberto com papel alumínio, asse por 10 min aproximadamente, retire o alúminio e asse ate que o peixe fique firme e dourado.


Para acompanhar servi purê de cenoura, purê de ervilha e purê de batata.

Eu amo essas comidas que parecem de criança assim molinhas, fáceis de mastigar.. coloridas! É tudo tão feliz!!

Para preparar os purês, refoguei cenoura congelada com alho e azeite e depois bati no liquidificador. Para ficar mais cremoso misturei 2 colheres de sobremesa de purê de batata instantâneo e bati no mixer. Fiz o mesmo procedimento com as ervilhas congeladas. Que preguiçosa né?
Mas fica bom... Juro.

E o de batata.. Purê instantâneo da knor, com leite, água e manteiga. Pra que mais do que isso? Hoje é domingo gente, nada de coisas elaboradas! Descascar, cozinhar, amassar, levar ao fogo e mexer.. Muito trabalho!


Não fica lindo??? E natural, sem corante nenhum!

2 comentários:

  1. Pois é Ana.Eu e o namorado ontem fomos ao mercado e compramos o básico pra um jantar (camarão,arroz arboreo, filet Saint Peter, chocolate pra sobremesa e algo mais que eu esqueci)e tudo ficou por 45 reais, comeu todo mundo aqui em casa e ficamos satisfeitos!Sem contar que amo cozinhar pra ele e minha familia.
    Jantar,agora, so com cupom de compra coletiva euheuhe

    Brincadeirinha,ne pra tanto heehehe uma saidinha tb faz bem,desde que seja um bom lugar!

    ResponderExcluir
  2. ola, no grupon sempre tem oferta de um restaurante chamado "fulana", é uma delicia, fica bem em conta, com direito a vinhi e td mais, ja fui umas tres vezes, adorei!!!!
    Heloisa esposito

    ResponderExcluir