quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Turista Paulista na bahia



Já que me perguntaram.. Vou fazer fofoca!! rs

Antes de mais nada, eu amei a bahia, amei os bahianos e ficaria por lá mais uns bons dias de bom grado.

Para vocês entenderem como eu funciono..

Minha cachorra é de uma raça bem pouco conhecida. E é FOFA...
Acontece que sempre que viajamos com ela a cada 20 min alguem pára a gente e pergunta sobre ela.
Em Parati foi uma coisa de doido, a cada 5 minutos alguem me parava e perguntava de que raça ela era, se ela mordia, se podia passar a mão..

Qualquer pessoa normal após isso acontecer 20 vzs estaria bufando e chutando qualquer turista que perguntasse  qualquer coisa. Mas eu, a pessoa mais estranha que conheço, parava, conversava, deixava o povo passar a mão, pegar no colo, tirar foto, anotava o telefone do criador.. E juro por Deus, não me incomodei. Pelo contrário, eu me divertia pra caramba.. rs

Se eu fosse um cachorro eu seria daqueles que abana o rabo e lambe qualquer um que sorria pra ele!

Bom, na Bahia 80% das pessoas que eu encontrei são assim como eu. E o pessoal da região que fiquei são simples, humildes, calmos.... Tudo bem que essa calma toda garantiu várias pérolas que depois conto, merecem um post só para elas.

Mas aqui em sp pessoas que amam conversar com qualquer um é raridade. E 90% (estatística fail, é só suposição minha!) das pessoas que moram em sp (pq sim isso contamina) tem o terrível defeito da pressa.

Eu tbm tenho admito, mas eu levo na flauta se estiver bem acompanhada.

Em sp quando vc vai em um restaurante, vc mal coloca a bunda na cadeira e um garçom está na sua frente anotando pedido de bebida e trazendo o cardápio. Assim que fechamos o cardápio, o garçom vem e anota seu pedido. No máximo 30 min depois, seu prato chega.
Claro que existem locais que o atendimento não é assim redondinho, mas a maioria é.

Pois bem, na Bahia, pelo menos nessa região que eu fiquei (praia do forte, Mata de são joão) funciona assim:

Vc chega nas barraquinhas beira mar ou mesmo nos restaurantes e senta onde quiser. Ninguem vem te oferecer mesa como em sp.
Todo mundo senta, conversa... Passam-se 20 minutos ate que um garçom traga o cardápio.
Mais 20 ate trazer as bebidas. Mais 30 ate ele vir anotar o pedido dos pratos.
E para os pratos chegarem, a espera pode ser de ate 2 horas. Juro que nós cronometramos (bem paulista eu sei).

Mas acontecem 2 fenômenos:

Turista Bahiano ou de qualquer outro local do universo -> Pede mais cerveja, um aperitivo e se acaba de rir com os amigos enquanto a comida ñ chega. Vai ate o mar dar um mergulho.. Namora.. bebe mais um pouco...

Turista Paulista habitual -> depois de 10 min já começa a olhar em direção a cozinha.. com 20 minutos já estará bufando. Com 30 min reclama com o garçom... Depois de uma hora, quando o garçom vem repor as bebidas, todos na mesa estão falando mal do restaurante e do atendimento bahiano e fazendo piadinhas relacionadas a preguiça.
Quando a comida chega, estão todos mal humorados e carrancudos.

Agora me diz.. Tem como um garçom gostar de atender um paulista? Eu, a senhora paciência, chutaria um conterrâneo.. Facinho.

Não sei por que o atendimento demora tanto. Nem faço questão de descobrir. Isso acontece... Paciência.
Relaxe, tome um cerveja e olhe o mar.. Converse.. Aproveite!!

Então, sempre que chegávamos e abriamos a boca (ou nem precisavamos admito, só nossas caras já diziam PAULISTAS), os garçons já respiravam fundo... Dava dó, juro.

Eu me controlava, me esforçava pra não ser tão mal acostumada. Mas meus amigos são mais paulistas que eu... hehehe

Então nem sempre tivemos o atendimento mais amigável do mundo, mas não culpo. Eu no lugar deles tbm iria ignorar a mesa dos meus amigos... Triste realidade.

3 comentários:

  1. Sou paulista e sei bem como é... Mas eu não acho que seja falta de educação, é que aqui é tudo muito rápido, na correria, e a gente se acostuma com isso, de ter que comer rapidinho porque tem compromisso, está atrasado. Só que se eu estiver algum dia na Bahia, vai ser para relaxar, então tenho certeza de que não vou ligar se a comida demorar para chegar hehehe

    Outra coisa, fiquei curiosa com a sua cachorra! Tem foto ou nome da raça para dar um google? hehehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Sou baiana, trabalho com turismo e tb sei bem como é... rs.
    Não sei qto a região de Mata de São João, mas onde trabalho (Porto Seguro) nós temos grandes problemas em encontrar mão de obra qualificada dentre o pessoal da região... mas nada que um bom treinamento não resolva.
    Por outro lado, confesso que tb olho os turistas paulistas com aquela cara de ¬¬ hehe. É bem nítido que em geral as pessoas vem se divertir e, lógico, se eventualmente encontrarem algo que as desagradem reclamam (e com toda razão). Os paulistas não, parece que a diversão deles é justamente criticar. Juro que não entendo! Se as pessoas vêm passar férias, por que cargas d'água ficam botando defeito em tudo? E o mais engraçado é que a gente fica achando que a pessoa odiou... qdo chega a hora do check-out, eles dizem que adoraram e que vão voltar (e muitos voltam mesmo) haha... depois de alguns anos a gente desencana e vê que criticar é a diversão deles!
    *Sei que nem todos são assim, mas a maioria age desse jeito.

    ResponderExcluir
  3. Anaaa,depende do lugar que você estiver!

    Onde vc tava,por exemplo, tem lugares em que o atendimendo é rapido, tipo O bar do Souza (muito bom comer a moqueca de siri catado,camarao,peixe...a beira mar) que o atendimento é rapido.
    Na verdade eu sou baiana e amor a minha Bahia,mas sei que tem lugares com um pessimo atendimento mas que nao vale a pena se irritar!O maximo que eu faço é nao pagar os 10% quando o garçom atende mal!
    E voce nao veio me visitar,ingrata!

    ResponderExcluir