domingo, 31 de outubro de 2010

Filé wellington


Já comentei aqui no blog sobre esse prato, comemos em Mendosa, Argentina, em um restaurante badaladinho.
Eu adorei mas meu marido não tinha curtido tanto, vinha acompanhado de cebola assada e purê de batata doce. O purê estava muito ecat e o conjunto todo do prato estava um pouco pesado. Mas era delicioso.

Essa semana me dei conta de que tinha tudo em casa para preparar essa receita, mas a carne que eu tinha em casa era fraldinha e não filé. Mas fiz mesmo assim e não me arrependi, ficou PERFEITO.

Super recomendo esse prato para aquele dia especial, em que queremos impressionar. Mas como estávamos só  eu e maridenho em casa, correndo e super atrasados para o cinema, fiz o " pacote de massa"  meio nas coxas.. Dá pra fazer um pacotinho lindo, bem trabalhado.. Mas a pressa falou mais alto.

Apesar de ser um prato fino, é o tipo de comida que eu fico com vergonha de tão simples de preparar. Nem tem muita graça receber elogios por ele!


Filé a Wellington

Você precisa apenas de um carne cortada em fatias grossas e temperada com sal e pimenta. Prefira uma carne macia e magra ou bem limpa. Tempere-a com sal e pimenta.

Frite a carne na manteiga, ate ficar ao ponto. Dourada por fora e tenra por dentro.

Para montar o pacote de massa, use massa folhada ou massa filó. Corte 2 quadrados grandes o suficiente para caber o bife no centro e sobrar bordas para dobrar. Coloque pedaços caprichados de queijo gorgonzola no centro e sobre ele o filé.

Para montar use sua imaginação! Você pode ser preguiçoso como eu fui e só embrulhar como um pacotinho, ou fazer um embrulho mais elaborado... Uma ideia legal é levantar a massa para cima e prender com um barbante. Depois de assado é so cortar o barbante.

Bom, embrulhe o filé como você preferir e leve ao forno ate dourar a massa. Sirva com uma salada de sua preferência.
Purê de batata doce é recomendado como um acompanhamento fino, mas eu acho intragável! Pra mim uma saladinha de folhas é mais do que suficiente.

5 comentários:

  1. Ana, ficou lindo mesmo! Não importa a dificuldade do prato e sim o carinho que colocamos pra prepará-lo! Eu adorei, quero fazer aqui em casa! bjs

    ResponderExcluir
  2. Tem um tempão que quero fazer, mas aprendi uma receita diferente com champignon e pate de figado, vou experimentar assim, é bem mais simples e parece deliciosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Adoooooro seu blog... só pra olhar mesmo, pq não sei nem fritar um ovo...
    sugestão pra vc fazer: Nhoque a Sorrentina... é divino!!!

    ResponderExcluir
  4. Conheci o blog hoje e li tooodo!
    Adorei! Receitas viáveis e gostosas! Muito bacana! Ana Paula, vou deixar uma dica/dúvida: não entendo lhufas de cortes de carne vermelha. Nada. E nas receitas vi que vc usa uma variedade legal nas receitas. Faz um post explicando pras cozinheiras iniciantes, que moram sozinhas e são enganadas nos açougues? rs

    bjocas

    ResponderExcluir
  5. Ana tb vi uma receita do Claude Troigros em que levava uma pasta de cougumelos. Eu amo cogumelos, mas minha filha detesta, então vou acatar a sua receita para o domingo já tenho m flé bem lipo e caprichado no freezer.

    ResponderExcluir