domingo, 17 de outubro de 2010

Torta de maçã com massa filó


A receita original é da revista Claudia, eu adaptei pouca coisa, só para deixá-la mais ao meu gosto. Acrescentei mais açúcar e troquei ameixas por uvas passas.

Aparentemente é uma receita super complicada, mas quem já conhece o blog sabe que eu sou super preguiçosa! Fujo com todas as minhas forças de receitas trabalhosas. E o pouco trabalho que essa receita dá vale a pena.. Muito a pena!

Posso dizer sem medo que é a melhor torta de maçã que comi na vida, sem mentira!

O sabor é simples, sem rodeios.. Leve, doce no ponto certo e muito saborosa! O o cheirinho? Nossa.. Bom demais!

Torta de maçã com massa filó

6 maçãs pequenas ou 4 grandes (usei da turma da mônica)
1 xícara de açúcar
2 xícaras de café de uva passa branca sem semente
1/2 xícara de café de água
1 colher de maizena
1 colher rasa de essência de baunilha. 
1 rolo de massa filó ( compre pronto, fica na sessão de congelados do supermercado!)
2 colheres de manteiga sem sal 

Descasque as maçãs, retire o miolo e pique e fatias. Reserve.

Derreta a manteiga em uma panela, acrescente o açúcar e mexa ate formar uma "farofa". Acrescente as maçãs picadas e as uvas passas,  mexa com cuidado ate as maçãs ficarem macias
.

Misture a maizena e a essência de baunilha na água, coloque junto com as maçãs e mexa bem ate engrossar.



Retire do fogo e reserve.

Montando a torta

A massa filó é uma massa bem fininha, parece um papel vegetal. 
Para facilitar na hora de retirar da forma, usei papel manteiga para forrar a forma.



Coloque 4 folhas da massa na assadeira, deixando uma parte da massa para fora, cerca de 5 cm. Pincele manteiga entre as camadas das folhas.

Coloque o recheio e cubra as beiradas da torta com a massa que ficou para fora.

Tive que por um pouco a mais de massa dos ladinhos!



Corte quadradinhos da massa e amasse, colocando sobre a torta de forma a fazer um " ninho" com a massa.




Leve ao forno ate dourar. Para servir polvilhe açúcar de confeiteiro! 

Perfeita para servir no natal!

Huum.. Coisa boa! O melhor de tudo é que a massa fica super crocante!

10 comentários:

  1. Hmmmm essa torta ficou ótima! Vou ver se tenho coragem de tentar fazer um dia! =)

    Beijos

    Paloma

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Que torta linda!!!! Ahhh, passa la no Quitutes que tem selinho para você! Bjs

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ana, vc comprou a massa em qual supermecado?
    Como eu moro em Goiânia, acho que devo encontrar no Pão de Açucar.
    Vou fazer no Natal e servir acompanhada de sorvete de creme.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Querida Ana por ser sua fã número 1 estou lhe oferecendo mais um selinho em meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sou sua fã. Preciso de inspiração para prosseguir com meu blog.
    E essa torta...hum...muito linda... Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, é a primeira vez que chego no seu blog e tenho uma perguntinha: em que máquina vc preparou as maçãs? Na máquina de pão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não usei maquina, cortei a mão e cozinhei no fogão mesmo!

      bj

      Excluir
  7. linda parece maravilhosa com certeza vou fazer bjs

    ResponderExcluir
  8. `cubra as beiradas da torta com a massa que ficou para fora` Nao entendi esta parte.

    ResponderExcluir