segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Panquecas integrais - sem farinha de trigo


O café da manhã é a principal refeição do dia, e tendo um dia muito corrido e com muitas obrigações é impossível sequer pensar em pular o café. Sem chance, passaria o dia todo letárgica e cansada. Não posso perder o pique no trabalho, então comer bem de manhã é prioridade.

Como cortei qualquer alimento que seja feito com farinha de trigo, fico um pouco restrita com o que comer de manhã. E essas panquecas foram a salvação.

É a típica panqueca americana, receita simples e sem mistério. Mas troquei a farinha de trigo por uma mistura mais saudável e o leite por leite de soja. Essa panqueca da foto foi feita exatamente com a receita comum de panqueca americana, só trocando a farinha e o leite, respeitando as medidas habituais. E a massa não ficou tão firme, então na hora de fritar a massa escorria pela frigideira, ficando com esse formato feio.

Nas últimas receitas diminuí o leite e adaptei a farinha. E ficou perfeito.

Então vou passar pra vocês só a receita que aprovei 100%!! Quem quiser eliminar o glúten, é só retirar a aveia da receita. Sugiro aumentar a quantidade de maisena ou de tapioca, caso tire a aveia. Só para garantir a consistência.

Farinha especial sem trigo:

1/3 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de farinha de arroz negro integral (uso essa pelos nutrientes, mas vc pode substituir pela farinha de arroz integral simples)
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
1 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de farinha de amaranto
3 colheres de sopa de goma de tapioca


Panqueca integral sem farinha de trigo

2/3 copo de leite de soja
1 ovo
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar demerara (caso esteja cuidando muuito com o peso, é só trocar por adoçante)
1 1/2 xícara de farinha especial
1 pitadinha de sal
1 colher de sopa de fermento químico

Misture bem todos os ingredientes, deixando o fermento por último.
Caso precise, coloque mais farinha.

Antes de por o fermento a massa parece líquida demais. Mas coloque o fermento e misture bem, e espere alguns instantes antes de fritar. O fermento irá deixar a massa mais grossa, aerada.

Uso frigideira anti aderente, e não coloco nenhum tipo de óleo ou gordura. Daria para por um pouco de manteiga, mas acho totalmente desnecessário.

Você pode fazer panquequinhas pequenas ou panquecas maiores, o bom das maiores é a facilidade para fritar. Acaba o processo todo mais rápido. rs

Depois de frita, coloco num pote e congelo. De manhã retiro 2 panquecas e descongelo por 30 segundos no microondas.

Pronto. Sem mistério!!

Acompanho as panquecas com leite de soja ou aveia com café, e as vzs como uma fruta junto.

Para mim é o suficiente para segurar bem a fome ate a hora do almoço!! E não me sinto fraca ou sub alimentada.



* Se você assusta com a cara preta da panqueca, pense que é blueberry!!! Panquecas de blueberry!
* A farinha de arroz integral deixa um leve crocantinho na panqueca pronta, eu adoro. Mas se vc não esta habituado, pode estranhar e talvez não gostar. Mas insista. Coma mais vezes antes de dizer que não gosta. É tudo uma questão de hábito.
Maridão no começo achava um sacrilégio, reparem que na foto tem a panqueca branquela dele ao fundo. Hj já come a integral quase normalmente!! rs
* é possível colocar frutas na massa, é so picar ou ralar a fruta ou acrescentar a poupa. Eu sou chata e não gosto, e acho que não fica legal pra congelar. Mãs... Da pra brincar com a receita e adaptar ao seu gosto.









2 comentários: