domingo, 15 de janeiro de 2012

Cupcake - Red Velvet



Ontem provei o red velvet que havia feito e não tinha achado grandes coisas. Mas hoje, tendo comido menos tranqueiras e com o bolinho sem estar quente, recém saído do forno, admito que gostei do resultado.

Não ficou leve, é um bolo mais pesadinho. Não é meu tipo preferido de bolo... Mas admito que a textura ficou  interessante! Bem de veludo mesmo! E o sabor também é gostoso!

Fazer cupcake com 2 crianças e 1 cachorro em volta não é exatamente a tarefa mais simples do mundo, e na confusão acabei não seguindo a receita a risca. Vou passar para vocês exatamente como eu fiz, por que apesar dos erros o resultado foi legal e não sei como fica a receita certinha.

Recomendo fortemente deixar os bolinhos esfriarem 100% antes de comer. Realmente acredito que meu problema com eles foi a pressa. A textura desse bolo ficou muito semelhante a daqueles bolinhos prontos, tipo pullman.


Red velvet

1 1/4 copo de farinha de trigo
3/4 copo de açúcar
1/2 colher sopa bicarbonato de sódio
1/2 colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 copo de óleo
1/2 copo de leite com 2 colheres de vinagre
1 ovo
corante vermelho
1 colher de sopa de baunilha
3 colheres de sopa de manteiga

Bata a manteiga com o açúcar ate ficar fofo, acrescente o ovo e a baunilha.  Bata mais um pouco ate misturar bem.

Acrescente o restante dos ingredientes e bata ate ficar homogêneo.

Cuide para preencher apenas 1/3 da capacidade das forminhas, a massa cresce bem e se colocar demais irá derramar.

Não sei dizer a quantidade exata de corante, cada tipo de corante reage de uma forma diferente. Meu corante era líquido e usei metade do vidrinho para conseguir uma cor vermelha convincente. Então não assuste, vai bastante corante mesmo. Mas isso não altera o sabor!







3 comentários:

  1. Aninha, boa tarde e parabéns pela receita, a textura parece ótima. Bjs e Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Red Velvet é o meu preferido, só comi os que eu preparei, mas adoro a textura e a mistura com a cobertura azedinha, é uma delicia, mesmo sendo mais pesadinho!

    ResponderExcluir