domingo, 19 de junho de 2011

Torta de maçã e limão siciliano



Eu sou apaixonada por uma torta de maçã que só vende em Ubatuba, litoral sul aqui de sampa.
É uma torta simples, massa de biscoito, um creme que parece um doce de leite bem suave, cobertura de maçãs e por cima canela.

E eu tento fazer essa torta em casa a uns 4 anos pelo menos, e nunca consigo!!!

Sexta feira tentei de novo, com muito afinco! Mas cozinhei ouvindo uma música gostosa, me concentrando em me manter auto-confiante e positiva com algumas coisas de trabalho, tentando ficar bem sabe?

E quando dei por mim estava fazendo tudo diferente, incorporando coisas que eu sei que com certeza não ia na torta "original". E o resultado foi surpreendente, ficou muito saborosa!!!

Errei em alguns pontos, e acho que na próxima vez que fizer a torta ela vai ficar perfeita! Usei muito creme na base da torta e pouca maçã na cobertura. E a massa ainda não é minha predileta. Mas mesmo assim, ficou uma torta de babar. Então fiquem atentos a isso quando fizerem, caprichem mais na maçã e use menos creme.

Torta de maçã e limão siciliano

Massa

1 pacote de biscoito sem recheio (usei do tipo "maizena")
1 pacote de manteiga sem sal em temperatura ambiente
raspas de meio limão siciliano

Bata o biscoito no liquidificador, ate formar uma farinha fina. Misture com a manteiga e as raspas de limão.
Forre uma forma de fundo falso e asse em fogo médio ate dourar.

Recheio cremoso

1 lata de doce de leite claro (pouco tempo na panela de pressão)
2 gemas
1 lata de leite condensado
2 colheres de sobremesa de manteiga sem sal
raspas de meio limão siciliano

Leve ao fogo ate engrossar como um brigadeiro.
Aqui eu irei tentar modificar... Só coloquei a lata de leite condensado pois fiquei com medo de ser pouco recheio para muita torta! E foi um exagero.
Acredito que fique muito melhor retirando o leite condensado e usando 1 gema só.

Recheio de maçã e limão siciliano

5 maçãs pequenas
meio copo de água
2 colheres de sobremesa de maizena
1 colher de sobremesa cheia de manteiga sem sal
Meio limão siciliano espremido
7 colheres de açúcar cristal (pode ser o refinado tbm)

Descasque e corte as maçãs em tiras finas, leve ao fogo com a manteiga e o açúcar.
Deixe ferver, mexendo com cuidado para não quebrar as tiras de maçã. Quando a maçã estiver cozida e com  bastante calda, coloque o limão e a maizena dissolvida na água.
Misture bem ate engrossar levemente.

Recomendo usar pelo menos 2 maçãs a mais, e colocar mais umas colheradas de açúcar, talvez um pouco mais de limão. Apenas para manter a proporção entre os ingredientes.

Pra montar, coloque o creme sobre a massa. Sobre o creme coloque as maçãs, regue bem o caldo... E só.

Deliciosa! O limão deixa um sabor todo especial na maçã, vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário