sábado, 25 de junho de 2011

Torta Bolo de morango e gelatina



Dúvida que não quer calar: É torta ou bolo?

Para mim isso é bolo, mas procurando receitas só encontrei quando procurei por torta. Mas enfim...

Não sei se já comentei com vocês o quanto eu adoro mimar meus amigos, e hoje é aniversário de um amigo muito querido, o Hugo. E ano passado ele me deu um presente tão legal, queria recompensar.
E eu sei que minha amiga Andreia adora essta torta/bolo de gelatina. Então juntei as duas oportunidades e fiz esse bolo de aniversário para o Hugo!

Estou com um pouco de receio quanto ao chantily, descobri esses dias que a Andreia não é muito fã desse doce. Mas eu precisava por, para o recheio ficar mais firme. Pensei ate em trocar por creme de confeiteiro, mas achei que não fosse ficar tão leve.
Vamos torcer para agradar gregos e troianos!

A receita é simples, pão de ló, recheio de morango com chantily e cobertura de gelatina de morango com morangos.

Usei a receita básica de pão de ló, que já ensinei aqui. Essa receita rende muito, então fiz três bolos. Um usei nessa torta e os outros dois vou fazer outras duas tortas dessas, uma para minha mãe e outra para minha cunhada, estou devendo um bolo de aniversário pra ela também.

Se você tem uma receita predileta de pão de ló pode usar, ou ate aquela receita de bolo que você adora.. Não tem muito problema não.

O chantily fiz de um jeito diferente e olha, ficou DIVINO.
É uma receita diferente que vi no discovery e é sem dúvida a melhor receita de chantily que já fiz.
Aliás, geralmente chantily nem tem receita né? Açúcar, creme e batedeira. Isso não é exatamente uma receita.. rs

Chantily especial:

1 pote de creme de leite fresco
1/2 xícara de calda de açúcar grossa (água e açúcar ate formar um fio grossinho) -> Use a calda fria ou a temperatura ambiente!
1 colher de café de emulsificante
1 colher de café de açúcar de baunilha -> pode trocar por essência sem problemas.

Bata tudo na batedeira ate formar um creme bem firme.
Eu bati pouco e o meu ficou meio molenga. Mas o sabor ficou perfeito, então sem drama.

Gelatina:

1 pacote de gelatina de morango
1 colher de sobremesa de gelatina sem sabor
250ml de água fervendo
250 ml de água morna
Meia caixa de morango picados ao meio

Misture as gelatinas, dissolva na água fervente. Coloque a água fria. Que difícil não? Receitinha básica de gelatina.
Para gelar, coloquei na mesma assadeira que fiz o bolo. Cobri a assadeira com papel filme e despejei a gelatina por cima.

Espere a gelatina começar a endurecer e coloque morangos picados dentro dela.

Montagem:

Corte o pão de ló ao meio. Recheie com chantily e meia caixa de morangos picados.
Por cima coloque a outra fatia do bolo.
Passe uma camada fina de chantily por cima, para a gelatina grudar.

Para desenformar a gelatina coloquei um pano de prato molhado em água quente no fundo da forma e esperei uns segundos.
Depois puxei o papel filme e pronto, a gelatina sai inteira.
Por babaquice minha quebrou um pedacinho, mas nada terrível.

Com cuidado e com a ajuda do papel filme, coloque a gelatina em cima do bolo. Retire o papel filme.
E pronto.

Como sou uma pessoa exagerada por natureza, coloquei chantily em volta e em cima dele mini suspiros, que comprei pronto. mas não é essencial. Acho que mais morango picadinho em volta deve ficar mais bonito.

Eu sei que não ficou assim lindo, mas garanto o sabor. : )
Espero que a de vocês fique mais caprichada que a minha!! rs

Um comentário:

  1. Mais caprichada? O que resta para mim... kkk.. vou fazer, é dessas que eu quero, deve ser uma delícia! Bjokas

    ResponderExcluir