segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lazy chocolate cake!




Eu sempre digo que qualquer pessoa é capaz de qualquer coisa. Como naquela frase famosa, "não sabendo que era impossível simplesmente fez".

Qualquer pessoa pode preparar uma festa linda, um jantar maravilhoso, um doce perfeito e por que não um bolo de chocolate perfeito?

Algo interessante de comentar é que o bolo de chocolate perfeito é como um amor. O seu amor pode ser perfeito para você, mas com certeza outras pessoas o acham feio, gordo, magro, chato, ou o que for. Cada um tem um olhar diferente para as coisas, e o meu amor perfeito com certeza é diferente do amor perfeito de outra pessoa! E claro, não há nenhum problema nisso.

Testei uma receita a uns meses atrás de um bolo que vi num blog, e a autora dizia que era o bolo de chocolate perfeito. Corri testar a receita na mesma hora, doida de curiosidade. E DETESTEI o bolo! Não conseguia nem mastigar de tão ruim que achei.

Então esse bolo que vou postar hoje pode ser horroroso para alguns. E perfeito para outros... Recomendo testar, é a coisa mais simples do mundo preparar. O tipo de bolo perfeito para fazer com as crianças ou com o lindo no final de semana, entre um filminho e uma soneca. Vai que esse é o seu bolo perfeito!

Já havia visto diversas receitas parecidas, mas a do blog Palatável foi a mais convincente e simples de todas. E me apaixonei pela receita e pelo blog. Vale conhecer! O Marcel chama esse bolo de "bolo de chocolate para idiotas", pela facilidade do preparo. E nisso acho que vale a mesma regra para o melhor bolo e tals, o que é simples para um pode ser difícil para outro... Mas eu concordo com ele, é simples de preparar e vale muito a pena.


Claro que mudei um pouco a receita, nunca tenho a quantidade certa de todos os ingredientes em casa. Não importa quantas idas ao supermercado eu faça, chocolate, manteiga e ovos desaparecem da minha geladeira. Vou por a receita do Marcel direitinha, no meu só diminui os ingredientes por não ter a quantidade correta de chocolate em casa.

Bolo de chocolate para idiotas ou preguiçosos 

290g de chocolate meio amargo (usei amargo)
200g de manteiga sem sal

Derreta a manteiga com o chocolate em banho maria. Se for usar o microondas, derreta primeiro o chocolate, depois a manteiga e só então misture os 2. Ou use o calor do chocolate para derreter a manteiga, também funciona.

5 ovos
1 xícara de açúcar

Misture bem e incorpore com carinho na mistura de chocolate e manteiga.

Unte uma forma com manteiga e chocolate em pó (recomendo usar papel manteiga, penei para tirar o meu da forma!), coloque a massa e leve ao forno em banho maria por 1 hora ou mais.
O ponto certo é quando as beiradas estão crescidas e sequinhas mas o interior mais está cremoso.

Coloque um pedaço de papel manteiga sobre o bolo, para que ele não doure demais e atrapalhe o preparo.




Agora um detalhe divertido.. O bolo é tão para idiotas que mesmo que você faça uma babaquice, ainda assim ele funciona.
Eu fiz correndo, estava no meio de um filme quando deu a vontade louca por bolo de chocolate.
E claro, fiz babaquice. Esqueci completamente de por em banho maria!
Resultado, assou mais rápido que o esperado. E só, de resto ficou perfeito igual.
Talvez por isso tenha sido chato de tirar da forma... Vai saber.

Outro detalhe, no meu acrescentei uma farofinha de amêndoas, castanha do pará e nozes. Ficou perfeito! Bom demais!!!

Se deixado na geladeira ele fica firme, em temperatura ambiente continua cremoso. Prefiro assim cremoso.



2 comentários: