quarta-feira, 20 de abril de 2011

Coxinha


Essa receita é da minha vó muito linda, mãe da mãe!

Reza a lenda que a muito tempo atrás ela trabalhava ou alguma conhecida dela trabalhava na choperia do Frangó na freguesia do ó.
E foi lá que ela aprendeu a fazer coxinha!

Não sei se a história procede, minha vó é toda cheia de contar e aumentar histórias então nunca levamos nada que ela diz ao pé da letra! rs

Mas a receita é 100%  deliciosa.

Coxinha de frango


1 peito de frango
300g de farinha de trigo
3 colheres bem cheias de manteiga
2 tabletes de caldo de galinha
2 colheres de salsinha picada
2 dentes de alho
1/2 cebola
sal a gosto

Cozinhe o peito de frango com bastante água, os tabletes de caldo de galinha, sal, salsinha, cebola e alho.
Quando o peito de frango estiver bem cozido, retire o frango da água e reserve.

Retire a cebola e o alho.

Caso a água tenha evaporado muito, coloque um pouco mais de água. Para a receita ficar certinha como eu fiz tem que ter 1 litro de caldo de frango!

Coloque o caldo de volta no fogo, acrescente a manteiga e espere derreter. Coloque a farinha e com uma colher de pau misture bem. A massa fica bem dura, é legal ter alguem para segurar a panela enquanto você bate bem a massa com a colher de pau, ate a massa ficar bem lisinha, sem grumos nem pedaços de farinha.

Reserve a massa e espere esfriar.

Enquanto isso pique pedaços do frango, eu prefiro cortar pedaços mais ou menos grandes para rechear. Acho mais prático do que desfiar o frango.
Espeto um palito de dente em cada pedaço de frango.

Com a massa já fria, umedeça as mãos em leite para a massa não grudar nas mãos, e enrole a massa em volta do frango formando as coxinhas.

Para empanar, molhe as coxinhas no leite e depois passe em farinha de rosca bem fina.
Depois é só fritar em óleo bem quente!

O segredo é passar no leite e não em ovo na hora de empanar! A coxinha não fica deformada, o óleo não espirra exagerado.. Uma maravilha!

2 comentários:

  1. ahhh ogh eu fzendo essa coxinha maravilhosa de novo...adoroooo

    ResponderExcluir
  2. que orgulhooo, minha amiga gente... fez bem nascidos para minha filhota, ficaram divinos... bjs e vou fazer esta coxinha...

    ResponderExcluir